CLINICA DE PSICOLOGIA E SAUDE


_____________________________________________________________________________







___________________

NUTRIÇÃO CLINICA

Porquê consultar um Nutricionista?

Uma dieta inadequada pode ter consequências graves no metabolismo e no bem-estar mental.

Cada pessoa possui uma história clínica e alimentar única, razão pela qual um plano alimentar deve personalizado e prescrito por um profissional, após uma avaliação do estado de saúde.

A consulta de Nutrição da Clínica Psikairos fornece-lhe todas as ferramentas que necessita para mudar o seu estilo de vida de forma gradual e definitiva.



Crianças, adolescentes e adultos



GESTÃO DO PESO

DOENÇAS DO COMPORTAMENTO ALIMENTAR

DESPORTO

GRAVIDEZ E AMAMENTAÇÃO

NUTRIÇÃO PEDIÁTRICA



_________

English sessions are also available
_________

___________________


A que situações se adequa?

Gestão do peso (excesso de peso, obesidade e magreza):
A gestão do peso deve ser feita de forma gradual e contínua, com base em evidências científicas sólidas. Cada indivíduo é único, sendo fundamental um acompanhamento personalizado.
Porque falham a maioria das dietas? Muitas das dietas falham por serem demasiado radicais, rigorosas e aborrecidas. É extremamente complicado adequar uma dieta radical ao dia-a-dia. O sucesso passa por um plano alimentar adequado ao dia-a-dia de cada um.
Que consequências pode ter o excesso de peso/obesidade? - Diabetes Mellitus - Hipertensão Arterial - Dislipidemia (níveis de elevados de colesterol e/ou triglicerídeos no sangue) - Doenças gastrointestinais, renais ou hepáticas - Hiperuricemia (níveis elevados de ácido úrico no sangue/)gota. - Problemas articulares
Estas doenças podem ser tratadas através da alimentação? Sim. Um plano alimentar específico pode contribuir para uma grande melhoria das doenças acima referidas.

Doenças do Comportamento Alimentar
(Anorexia e Bulimia Nervosa, Binge eating) As doenças do comportamento alimentar são problemas sérios que afectam principalmente as mulheres jovens em todo o mundo, sobretudo em países desenvolvidos cujos padrões de beleza estão bem definidos e ganham cada vez mais poder. O seu tratamento é complexo e exige uma equipa multidisciplinar, no qual a Psicologia e a Nutrição assumem um papel indispensável.

Desporto
A dieta afecta a performance desportiva e as escolhas alimentares reflectem-se na forma como um atleta treina e compete. Uma dieta adequada contribui para uma performance consistente, limitando o risco de doença e de lesões. Como cada atleta é único, um plano alimentar personalizado é uma mais-valia para a obtenção dos resultados desportivos desejados.

Saúde materno – infantil
Gravidez e Amamentação
Enquanto um baixo peso na gravidez aumenta o risco de morbilidade do bebé no primeiro ano de vida, o excesso de peso nesta fase pode contribuir para complicações tais como a diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto prematuro.

No pós-parto existe a necessidade de voltar ao peso anterior à gravidez, mas em simultâneo, a aleitante possui necessidades nutricionais específicas que devem ser respeitadas de forma a preservar a saúde materno-infantil.


Nutrição Pediátrica
A alimentação no primeiro ano de vida apresenta várias particularidades que devem ser tidas em conta, em prol da saúde do bebé. Durante a infância uma alimentação adequada é indispensável para a manutenção da saúde da criança. O acompanhamento nutricional em idade pediátrica contribui para a prevenção da obesidade infantil, diminuindo a probabilidade da progressão da obesidade para a idade adulta. Todas estas situações exigem um acompanhamento individualizado e rigoroso, disponível na consulta de Nutrição da Psikairos.

Serviços Complementares:
- Formações e workshops na área da Nutrição; - Apoio científico à elaboração de artigos para revistas, jornais, ou outros meios de comunicação;
___________________



___________________



^
_____________________________________________________________________________