Style Selector
Layout Style
Boxed Background Patterns
Boxed Background Images
Color Scheme

De onde surge o nome Psikairos?

O nome Psikairos surgiu quando numa formação em Psicologia Existencial se falou sobre o Tempo. Não do ponto de vista cronológico (deus Chrónos), mas do ponto de vista da vivência do tempo. Os gregos associavam o Tempo também ao deus Kairos. Estes deuses eram irmãos

Mitologia Grega

De acordo com a teogonia órfica, Chronos surgiu no princípio dos tempos, formado por si mesmo, ou nascido da união de Hidros e Gaia.[6] Era um ser incorpóreo e serpentino possuindo três cabeças, uma de homem, uma de touro e outra de leão. Uniu-se à sua companheira Ananque (a inevitabilidade) numa espiral em volta do ovo primogênito separando-o, formando então o Universo ordenado com Gaia, Ponto (o mar profundo) e o Urano (o céu estrelado).

Com Ananque foi pai de Érebo ou Skotos, Éter ou Akmon e Caos ou Aer, além de Fanes, nascidos do ovo primogênito. Alguns autores o fazem pai de Hemera ou Amarae das Moiras com Nix, assim como das doze Horas.[7]

Permaneceu como um deus remoto e sem corpo, do tempo, que rodeava o Universo, conduzindo a rotação dos céus e o caminhar eterno do tempo, aparecendo ocasionalmente perante Zeus sob a forma de um homem idoso de longos cabelos e barbas brancas, embora permanecesse a maior parte do tempo em forma de uma força para além do alcance e do poder dos deuses mais jovens.

Uma das representações de Chronos, é a de um deus que devora seus próprios filhos. Esta representação deve-se ao fato de os antigos gregos tomarem Chronos como o criador do tempo, logo, de tudo o que existe e pode findar, sendo que, por este fato, se consideravam como filhos do tempo (Chronos), e uma vez que é impossível fugir ao tempo, todos seriam mais cedo ou mais tarde vencidos (devorados) por ele. A exemplo do Deus único e criador dos cristãos, judeus e muçulmanos, criador do universo e juiz final.

Uma explicação possível para esta representação é a confusão com o titã Cronos, que comeu os seus filhos para que não se rebelassem contra ele e lhe tomassem o poder da Terra como ele fez com o seu pai, Urano.

Spread the word. Share this post!

Leave Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

O momento certo!

Ainda tem dúvidas?
Podemos esclarecer.

gtag('set', {'user_id': 'USER_ID'}); // Defina o ID de utilizador com o user_id com sessão iniciada.